![]() |
Estoque de sementes |
Em todas as regiões do mundo é sempre preciso garantir as condições para avida das pessoas de acordo com o que a natureza permite. No Semi-Árido brasileiro também é assim. A distribuição irregular das chuvas é uma realidade da natureza que coloca as pessoas que moram aqui em alerta permanente. Para sobreviverem os animais e plantas da caatinga desenvolveram,
durante milhares de anos, a capacidade de viverem bem mesmo diante da escassez de chuvas e a forte presença do calor do sol.
As plantas guardam água e alimentos em seus caules e raízes,
durante os poucos meses de chuva. Este estoque de reservas garante que elas não morram durante a seca, mesmo durante as secas mais longas. Com os animais do Semi-Árido acontece algo parecido: eles estocam, economizam e, quando necessário, migram para locais mais favoráveis, mas retornam às localidades de onde saíram assim que as chuvas recomeçam. Asabelhas estocam mel e pólen (samburá) e protegem seu estoque com própolis. As formigas cortam folhas das plantas, carregam para dentro dos seus “caseiros” e estocam em quantidade suficiente para produzir sua comida durante todo o ano.
Os exemplos de plantas, animais e insetos mostram como eles
convivem com a natureza do lugar em que vivem e se adaptam às condições já existentes, conforme a realidade local.
Vamos aprender com as plantas e animais do Semi-Árido e vamos
colocar em prática a cultura da estocagem: de alimentos para as pessoas e forragem para os animais, água para consumo humano e animal e a produção de plantas. As sementes também são um bem precioso a ser guardado. Sendo o período de chuvas, que dura em média apenas 3 meses por ano, o momento ideal para fazer os estoques.
A cultura de estoques é apenas uma pequena parte da lógica de
desenvolvimento que precisa ser adotada como política pública para a agricultura familiar da região reforçando a capacidade de convivência com as condições de semi-aridez em que vivemos.
Nesta cartilha, alguns exemplos de famílias que já entenderam esta
lógica serão apresentados. Mas são milhares semelhantes a estes que estão se desenvolvendo em todo o semi-árido, assim como em todo nosso pais e pelo mundo inteiro, que representam a esperança de que “um mundo melhor é possível” para todas as pessoas.
Postar um comentário