sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cumaru em Destaque: BACIA DO RIO CAPIBARIBE


BACIA DO RIO CAPIBARIBE


O rio Capibaribe nasce no município de Poção, limítrofe com o município de Jataúba/PE. A extensão desde a nascente até Recife é  de aproximadamente 220 km.
A maior enchente registrada nesse século no Rio Capibaribe ocorreu em julho/75, atingindo as cidades de Limoeiro e São Lourenço da Mata, antes de inundar a cidade do Recife. A referida  enchente  atingiu o Recife com uma vazão estimada de 3.400 m3/s, enquanto o leito natural do rio, nesse trecho, comportava sem transbordar apenas 700 m3/s. Vale ressaltar que a cheia de julho de 1975 foi uma das maiores ocorridas nesse século, só comparável à de 1869.
Em virtude destas enchentes foram construídas  as barragens de Carpina e de Goitá, que vieram se somar à barragem de Tapacurá, concluída em 1973, com a finalidade de controlar  as águas excessivas do rio Capibaribe, evitando que elas atingissem o trecho mais baixo da bacia, onde se localizam a cidade do Recife e de outros municípios da região metropolitana. Após a conclusão da barragem de Jucazinho, em fevereiro de 1998, construída com a finalidade de abastecimento d’água da Região do Agreste e controle de enchentes, fica liberada a barragem de Carpina para outros usos, tais como,  abastecimento d’água, sem comprometimento de sua finalidade maior que é controle de enchentes, desde que uma operação hidráulico-hidrológica seja realizada entre as barragens integrantes da Bacia do Rio Capibaribe.



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Cumaru Em Destaque - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT