segunda-feira, 15 de abril de 2013

Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável


Os conceitos da agroecologia podem ser aplicados em qualquer sistema e escala de produção, observa o pesquisador Stephen Gliessman. Com formação na área ambiental, Gliessman se dedica ao ensino, à pesquisa e a experiência de produção agroecológica, da agricultura tropical à temperada, dos sistemas de pequenas a grandes propriedades rurais, do manejo agrícola tradicional ao convencional.
Sr. Luiz agricultor de Cumaru referencia em Agroecologia
O autor nota que a agroecologia foi buscar princípios para uma resposta do entendimento de como funcionam a natureza e os sistemas naturais. Essa resposta emerge da Ecologia (Gliessman é ecólogo), ciência que oferece muitos conhecimentos, metodologias de entendimentos de como funciona a natureza, de como a natureza se manteve depois de tanto tempo e como se adapta às mudanças com o tempo também. Ele leva esses conceitos e conhecimentos à agricultura.
Para ele, a agricultura moderna, num certo grau, perdeu sua base ecológica. O que se vê é que agroecologia está oferecendo à sociedade uma forma de reintroduzir as bases ecológicas. Assim, ela reflete a aplicação dos conceitos e princípios ecológicos no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis.
Agricultores preparando Biofertilizante.
No tocante à agricultura sustentável, segundo o autor, esta seria uma agricultura que protege a base de recursos naturais e permite uma economia viável e também propõe um aspecto social justo e aberto a todos que fazem parte da sociedade.
Uma das principais críticas feitas à agroecologia é de que não seria possível produzir alimentos para todos se a produção for ecológica. Mas, para Gliessman, há duas formas de contestar essa crítica. Por um lado, pode-se perguntar se a agricultura convencional está produzindo alimentos suficientes para todos. Há muita fome no mundo. Por outro, a agroecologia é realidade.
Segundo os conhecimentos que vêm sendo desenvolvidos, é possível produzir mais em menos áreas com o enfoque agroecológico do que pelo enfoque convencional, porque esse último sempre vai para o lado de produzir um só cultivo por área. Então, agroecologia, segundo Gliessman, trata de produzir múltiplos cultivos na mesma área, por intermédio de associações, rotações, combinações de cultivos que permitem uma maior produção por unidade e área.
Escrito por André Santos de Souza



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Cumaru Em Destaque - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT